Ser mulher

Vencendo a culpa

Mujer-triste-con-el-pelo-largo

 

Vez ou outra, todos nós somos pegos pelo sentimento de culpa. Não é sábio dizer que ele é de todo ruim, esse sentimento nos alerta para o arrependimento. Todos erramos, por mais bonitas que sejam nossas imagens nas redes sociais ou nos ambientes públicos, toooodos temos fraquezas e infelizmente, por vezes nos deixamos levar pela aparência do mal, nesse momento, bate aquele arrependimento profundo também conhecido como culpa.

A parte boa, é que o arrependimento é parte da fé que leva à salvação (Mateus 3:2; 4:17; Atos 3:19) então, não há o que temer… se você se sente arrependido está no caminho certo para abandonar o sentimento de culpa.

O problema, é que a culpa não pode nos consumir a ponto de nos estagnar. O que quer que tenha acontecido, precisa ser superado porque o final do arrependimento precisa ser o abandono do erro. A culpa nos leva a uma reprovação tão pesada que nos convencemos das piores coisas ao nosso respeito e a respeito de um futuro onde possamos estar livres dessa dor. Se não for tratada adequadamente, a culpa nos leva ao sofrimento em um nível letal para qualquer alma.

Infelizmente, as vezes a culpa nos faz assumir o papel de ostras, nos fechamos para sofrermos as consequências de nossos erros e não nos permitimos vencer esse sentimento (como se vence-lo fosse tão errado quanto o erro cometido). Se você se sente assim, se sente a dor de se sentir culpado por algo, saiba que Deus pode te dar forças para vencer!

Manter-se parado no sofrimento por algo mostra que esse algo não foi superado. Não podemos permitir que o ódio pelo nosso erro se converta em ódio por nós mesmos. Ao arrepender-se abandone o sentimento de culpa, mude a conduta, trace um novo caminho, faça novas escolhas, peça perdão e comece de novo.

Se a culpa dominar seus sentimentos você se deixará vencer e não terá forças para seguir em frente. Não permita que a culpa te anestesie a ponto de você deixar o tempo passar sem transformar o incomodo.

“A tristeza segundo Deus produz um arrependimento que leva à salvação e não remorso, mas a tristeza segundo o mundo produz morte.” – 2 Coríntios 7.9

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s