Maternidade

Dicas para formar mentes brilhantes- Técnica 10

E pra terminar nossa série de textos extraídos do livro INTELIGÊNCIA SÓCIOEMOCIONAL temos a última (mas não menos importante) dica para formar mentes brilhantes.

Leia Posts Anteriores Aqui:

Técnica 1: Ensinar sobre as armadilhas do ritual de consumo

Técnica 2: Transforme dificuldades em Oportunidades

Técnica 3: Nutra a personalidade deles com a sua história

Técnica 4: Não Superproteja

Técnica 5:  Proteja a emoção do agredido

Técnica 6: ensine o valor da liberdade e negocie os limites

Técnica 7: Pratique a arte da gratidão

Técnica 8: Agradeça seus filhos e alunos por existirem

Técnica 9: Seja tolerante

 

Técnica 10: Dê o que o dinheiro não compra.

 “Reclamar em excesso e dar bens materiais em excesso bloqueia o potencial dos jovens. Dê aos seus filhos o que o dinheiro não compra.

Como-investir-em-imoveis-para-seus-filhos.jpg

Pais inteligentes não ficam reclamando do governo, do salário, do trabalho, da casa, das dificuldades da vida. Eles sabem que não apenas drogas viciam, mas reclamações também. Quem reclama constantemente fecha o Circuito da Memória, não vê o mundo com esperança, atola-se na lama do pessimismo, não enxerga alternativas para superar as barreiras. Não se recicla e nem percorre novos caminhos.

Entrar-em-um-Acordo-Sobre-a-Educação-dos-Filhos-10.jpg

Educadores inteligentes são ponderados em suas críticas e observações dos comportamentos dos outros. Têm boa capacidade de suportar contrariedades. Não reclamam excessivamente dos seus filhos e alunos. Não estou dizendo que devemos ser ingênuos, abrir mão do pensamento crítico ou da disciplina. O que quero dizer é que as pessoas que só veem o lado ruim das outras, que são peritos em denunciar e ávidas em apontar falhas, bloqueiam a liberdade e autonomia dos educandos. Uma das formas mais penetrantes para empobrecer o potencial intelectual dos filhos é reclamar excessivamente ou falar mal de tudo e de todos na frente deles. Eles deixarão de ser proativos, se viciarão em culpar os outros e não resolver seus problemas.

Achamos que é difícil formar filhos ousados, empreendedores bem-humorados, carismáticos, criativos, que saibam encantar as pessoas, e também a ser sucessores, porque não percebemos que nós é que somos os maiores obstáculos.

download.jpg

Outro grande obstáculo na formação de filhos brilhantes é dar presentes em excesso. Pais inteligentes não deveriam dar roupas, brinquedos, tênis, aparelhos eletrônicos indiscriminadamente, mesmo se forem milionários. Dar em excesso asfixia o prazer de viver, amordaça a aventura da conquista, gera metas insaciáveis e um vício por posses. Uma das “melhores” formas de esmagar a saúde emocional dos filhos e torna-los superficiais, infelizes, consumistas e destruidores de herança, é dar tudo o que pedem.

Reitero que o melhor que os pais podem dar aos seus filhos para o desenvolvimento de uma mente livre e de uma emoção produtiva não pode ser comprado pelo dinheiro. SEUS VALORES, SUA VISÃO DE VIDA, SEU AFETO, SEUS ABRAÇOS, SEUS BEIJOS, LONGAS CONVERSAS, OMBRO PARA QUE POSSAM CHORAR, CAPACIDADE DE APOSTAR NELES QUANDO FALHAREM, CAPACIDADE DE ENCORAJÁ-LOS QUANDO DE ALGUMA FORMA DESABAREM. Bens materiais são substituíveis, mas vocês são insubstituíveis.”

Presentear nossos filhos é sempre uma delícia, repreende-los quando estão errados é uma necessidade, mas a criação de filhos é complexa e precisa de limites. De cercas que nos dizem até onde ir, e até onde permitir que eles possam ir sozinhos.

Essas 10 dicas foram muito importantes pra mim… e pra você?? Gostou da série??

Anúncios

2 comentários em “Dicas para formar mentes brilhantes- Técnica 10

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s