Maternidade

Dicas para formar mentes brilhantes- Técnica 9

Continuando nossa série de textos extraídos do livro INTELIGÊNCIA SÓCIOEMOCIONAL

Leia Posts Anteriores Aqui:

Técnica 1: Ensinar sobre as armadilhas do ritual de consumo

Técnica 2: Transforme dificuldades em Oportunidades

Técnica 3: Nutra a personalidade deles com a sua história

Técnica 4: Não Superproteja

Técnica 5:  Proteja a emoção do agredido

Técnica 6: ensine o valor da liberdade e negocie os limites

Técnica 7: Pratique a arte da gratidão

Técnica 8: Agradeça seus filhos e alunos por existirem

 

Técnica 9: Seja tolerante

download 

“Pais inteligentes não devem confundir colocar limites, com cobranças excessivas. Pais que cobram e criticam continuamente formarão plataformas de janelas traumáticas que tolherão a liberdade, contrairão a leveza da vida, bloquearão aprendizados, asfixiarão a ousadia.

Pais que são especialistas em reprovar seus filhos não devem esperar que estes sejam tolerantes com os erros dos outros, inclusive com dos próprios pais, Quem planta janelas Killer tem grandes chances de colher janelas traumáticas também. Por causa da atuação rápida e inconsciente do fenômeno RAM (Registro Automático da Memória), a ação sempre gera reação.

Pais impulsivos têm grandes chances de produzir também plataformas de janelas que financiarão a impulsividade e a impaciência. Pais inseguros e fóbicos, sem que percebam, expressam comportamentos ao longo da formação da personalidade dos seus filhos que financiam a insegurança, o medo de errar, medo da crítica social. Mas espere, se você tem falhado, não se desespere. Por favor, entenda que o psiquismo não é cartesiano, não é lógico e linar. Você pode e deve se reinventar como educador.

Pais irritadiços, fóbicos, impulsivos, podem contribuir para gerar filhos saudáveis, mas eles devem aprender a gerenciar sua ansiedade e comportamentos na frente dos filhos. E quando errar, devem rapidamente pedir desculpas. É vital ensinar que mais do que falhar, o importante é trabalhar as falhas para produzir maturidade; além de se ferir, o importante é elaborar nossas dores para ganhar experiências. Nada é imutável no psiquismo humano.”

images (1)

Aprenda a ser cada vez mais paciente e tolerante (sendo educador). Não permita que o excesso de expectativas sobre seus filhos e alunos frustre-os e desanime-os.  Lembre-se que ser tolerante não significa ser negligente, não deixe seu filho decidir pela própria vida, mas, prepare-o para uma vida de respeito e boas escolhas.

Anúncios

4 comentários em “Dicas para formar mentes brilhantes- Técnica 9

  1. Mais um bom texto! Apesar de que não ter concordado com tudo, algumas colocações do texto é o que está transformando essa geração mais mimada e despreparada para a vida em sociedade. É o que está deixando essa geração com muita liberdade e falta de interesse em se tornar independente e achar que pai e mãe são pra vida toda e que não tem que fazer nada para sobreviver. Claro, essa é minha opinião! Parabéns pela série de textos, estou salvando aqui.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s