Maternidade · receitas

Dicas para formar mentes brilhantes- Técnica 8

Continuando nossa série de textos extraídos do livro INTELIGÊNCIA SÓCIOEMOCIONAL

Leia Posts Anteriores Aqui:

Técnica 1: Ensinar sobre as armadilhas do ritual de consumo

Técnica 2: Transforme dificuldades em Oportunidades

Técnica 3: Nutra a personalidade deles com a sua história

Técnica 4: Não Superproteja

Técnica 5:  Proteja a emoção do agredido

Técnica 6: ensine o valor da liberdade e negocie os limites

Técnica 7: Pratique a arte da gratidão

 

Técnica 8: Agradeça seus filhos e alunos por existirem

images

“Pais e filhos inteligentes devem fazer parte da arte de agradecer um ao outro como rotina. Se não fizerem terão uma relação paupérrima. Do mesmo modo, pai e mãe que não sabem agradecer e elogiar um ao outro na frente dos filhos podem ter cultura acadêmica ou até muito dinheiro depositado em um banco, mas terão um romance infeliz, uma relação não saudável.

Pais e casais inteligentes dizem: “Filho, muito obrigado por existir!”; “Muito obrigado por alegrar minha emoção!”; “Muito obrigado por fazer parte da minha história!”. Parece tão simples, mas agradecer aos filhos pela existência deles é melhor que dar o carro mais caro do mundo, o aparelho mais sofisticado, uma joia com o mais reluzente diamante. Planta-se janelas light, que têm poder de libertar o Eu e o poder de crescer diante das adversidades e de desenvolver altruísmo e autoestima. Você sabe dar esse tipo de presente?

Filhos precisam se sentir amados desde bebês. Têm de saber que eles são insubstituíveis e inesquecíveis, sejam seus pais milionários ou pouco abastados. É quase inacreditável, mas a imensa maioria dos pais, dos mais diversos povos e culturas, falha nesse quesito fundamental de formação da personalidade dos filhos. Eles conversam muito com seus filhos quando estes não sabem falar, mas se calam quando eles aprendem a linguagem. Um paradoxo inaceitável.

Por favor, gravem bem esse fenômeno. Se os pais precisarem elevar o tom de voz para serem ouvidos, como é comum, algo está errado. Eles são grandes fora deles, mas pequenos dentro. Se os pais e professores forem eficientes em desenhar uma imagem excelente dentro dos filhos/alunos, palavras brandas terão impacto, um olhar produzirá mudanças de rotas. Você precisa elevar o tom de voz para ser ouvido? Precisa pressionar e dar sermões? Devemos prestar atenção pois o nosso tom de voz e palavras nos denunciam.”

3-atitudes-inconscientes-que-podem-destruir-a-autoestima-de-seus-filhos

A palavra tem um poder impressionante nas relações humanas. Cada elogio ou agradecimento que você da ao seu filho hoje, prepara nele um espírito grato e feliz, cria nele uma autoestima que o protegerá de desilusões futuras. Há coisas importantes que os pais devem dizer aos filhos todos os dias, agradeça pela existência deles, não ignore esse princípio!

Anúncios

2 comentários em “Dicas para formar mentes brilhantes- Técnica 8

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s