Maternidade

Dicas para formar mentes brilhantes- Técnica 7

Continuando nossa série de textos extraídos do livro INTELIGÊNCIA SÓCIOEMOCIONAL

Leia Posts Anteriores Aqui:

Técnica 1: Ensinar sobre as armadilhas do ritual de consumo

Técnica 2: Transforme dificuldades em Oportunidades

Técnica 3: Nutra a personalidade deles com a sua história

Técnica 4: Não Superproteja

Técnica 5:  Proteja a emoção do agredido

Técnica 6: ensine o valor da liberdade e negocie os limites

Técnica 7: Pratique a arte da gratidão

como-criar-filhos-verdadeiramente-bons.jpg

“A gratidão estabiliza a emoção, dá profundidade a existência, torna saudáveis as relações humanas. Pais inteligentes devem ser os primeiros a praticar a arte da gratidão para educar filhos gratos. Devem ser carismáticos, agradecer a seus próprios pais na frente dos filhos, agradecer ao frentista do posto, ao policial que faz a ronda, ao zelador do prédio, ao garçom que serve, aos colegas de trabalho.

Não peça que seus filhos sejam gratos; plante a gratidão neles, arquive janelas light na Memória de Uso Contínuo (MUC), no centro da consciência deles. Desse modo, espontaneamente serão pessoas agradecidas e bem resolvidas.

Muitos intelectuais, executivos e profissionais de sucesso são reservados, enclausurados dentro de si, raramente distribuem sorrisos e cumprimentos. São tolerados, mas não admirados. Esquecem-se de que a vida é uma brincadeira no tempo e que em breve irão para a solidão de um túmulo como qualquer mortal. Vivem como semideuses. Não entendem que dessa vida, ninguém leva status, poder, autoridade, dinheiro. Não abrem as portas da sua mente para impactar quem está ao seu lado.

Se educadores são fechados e sisudos, não esperem contribuir para que seus filhos e alunos sejam abertos e relaxados. Se são antipáticos e intranquilos, não esperem que seus educandos sejam simpáticos e pacientes. Se são pessimistas e ansiosos, não esperem que seus filhos sejam autocontrolados e otimistas. Eles podem até desenvolver essas características, mas a desenvolverão apesar da influência contraproducente dos seus educadores. Lembre-se que seus comportamentos valem muito mais que mil palavras, pois elas formam plataformas de janelas na memória deles.”

a-gratidao

Seja grato e ensine a gratidão. Ensine a alegria, o bom-humor, a simpatia, o altruísmo, a esperança, a fé e o amor. Ensine essas coisas através de exemplos. Se seus filhos aprenderem a ser gratos quando pequenos, colherão frutos positivos dessa virtude do caráter ao longo de toda a vida!

Anúncios

3 comentários em “Dicas para formar mentes brilhantes- Técnica 7

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s