Maternidade

Dicas para formar mentes brilhantes- Técnica 6

Continuando nossa série de textos extraídos do livro INTELIGÊNCIA SÓCIOEMOCIONAL:

Leia Posts Anteriores Aqui:

Técnica 1: Ensinar sobre as armadilhas do ritual de consumo

Técnica 2: Transforme dificuldades em Oportunidades.

Técnica 3: Nutra a personalidade deles com a sua história

Técnica 4: Não Superproteja

Técnica 5:  Proteja a emoção do agredido

Técnica 6: ensine o valor da liberdade e negocie os limites

download (1)

“Pais inteligentes devem negociar com seus filhos seus momentos de prazer e de responsabilidade. Estudar e desfrutar da vida devem ser dois pesos em uma balança equilibrada. Não deixe seus filhos ficarem plugados na TV ou jogando videogames o dia todo. Não permita que naveguem na internet até de madrugada. Isso é um crime educacional que cobrará seu preço mais tarde. Crianças e adolescentes precisam ter infância, inventar, se aventurar, elaborar experiências, curtir a vida e não ficar somente plugados nessa indústria de lazer artificial. Eles necessitam, no mínimo, de oito horas de sono (nos finais de semana seria bom que dormissem mais).

Crianças, adolescentes e mesmo adultos não deveriam utilizar celular até o último minuto antes de dormir, tampouco dormir ao lado dos aparelhos. As ondas azuis das telas alteram determinadas substâncias cerebrais e dificultam o sono. E o sono é o motor da vida. Duas horas antes de dormir, seria bom desligar o celular. Além disso, videogames que induzem à violência deveriam ser seriamente repensados. Todos os mecanismos agressivos para superar problemas são registrados na memória dos jovens e podem ser transportados de maneira doentia para a vida real.

Em troca dos horários de lazer, videogames, sair com os amigos, as crianças e adolescentes deveriam dar contrapartidas, como ajudar a arrumar seu quarto, tirar da mesa o copo e o prato que usaram ou ainda fazer determinadas tarefas para contribuir com o bom funcionamento da família. Fora da família há sempre contrapartidas. (…) alunos de todas as idades que não aprendem a servir e dar retorno, tornam-se reis que farão de seus pais meros súditos.  Entretanto, quando caírem na vida, serão destronados! Serão herdeiros irresponsáveis e infelizes. Uma pessoa é tanto mais saudável quanto mais se preocupa com o bem estar dos outros, em destaque da sua família.”

images

Ensine seu filho o valor das responsabilidades e contrapartidas. Imponha limites para seus filhos independentemente da idade deles, não permitam que sejam criados pela tecnologia ou que aprendam que suas necessidades estão acima de seus compromissos. Não ignore isso na  educação do seu filho!

Anúncios

4 comentários em “Dicas para formar mentes brilhantes- Técnica 6

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s