reflexão

Propósito: Um “Santo remédio” contra o stress nosso de todo dia.

download

Um grande desafio para os empreendedores é manter o equilíbrio emocional e afastar o stress diante de tantas pressões do dia-a-dia. Para ter um negócio saudável é preciso primeiro ser um empresário saudável e para isso precisamos vencer um vilão chamado STRESS!

A cada minuto que passa aumenta a minha convicção de que os dias estão “voando”. Durmo na segunda-feira, acreditando que irei acordar normalmente na terça-feira para enfrentar a rotina de um novo dia e para minha surpresa, ao olhar no calendário, já é quinta-feira. Como assim? Será que dormi demais ou os dias estão mesmo passando assim tão rápido?

Você já se pegou, mesmo que por um segundo, nessa confusão e angustia da corrida contra o tempo? Falta tempo para completar as tarefas, tempo para curtir a família, tempo para um boa noite de sono e diante de tanta falta de tempo, surge o stress.

Quando começamos a nos perder nesse emaranhado de obrigações, que muitas vezes não conseguem ser cumpridas, a angústia vai crescendo e quando não cabe mais ali, silenciosa dentro do peito, transborda de forma barulhenta. E como faz barulho!

Batemos portas, sem nem perceber, aumentamos o tom de voz facilmente quando contrariados e falamos “por favor” com uma agressividade de quem diz: “anda logo”. E assim vamos nos perdendo até o dia que uma pergunta surge para nos salvar: “Por que estou fazendo o que faço?”.

E quando paramos para encontrar essa resposta um mundo de possibilidades se abre.

Como diz Mário Cortella:

“Cansaço você resolve descansando, estresse você só consegue evitar se compreender o motivo para fazer o que está fazendo.”

toda-vida-tem-um-proposito-como-encontrar-o-seu-1000x675
E você sabe?

Então deixo aqui 05 dicas para te ajudar a encontrar o seu propósito e assim reduzir o stress do dia-a-dia:

  • TIRE OS EXCESSOS DA SUA ROTINA:

Excesso de e-mails, excessos de ligações, excessos de tarefas. Reserve um dia para refletir sobre cada uma das tarefas que faz e sempre se perguntando: Por que eu faço isso? Essa tarefa me deixa (ou me deixará feliz)? Você verá que os excessos são sempre identificados como aquelas coisas que ao terminar de fazer você se questiona: “não sei porque PERCO tanto tempo fazendo isso.”

  • APRENDA A DIZER NÃO:

Essa talvez seja a principal dificuldade para encontramos o nosso propósito. Quantas vezes você se pegou fazendo algo “para agradar alguém” e com isso acabou se desagradando? Não estou dizendo que você se transformará em um insensível, mas começará a dar valor a cada sim, lembrando que ao diz sim para uma coisa você estará dizendo não para outra. E qual delas é mais importante para você?

  • NÃO SE CULPE POR FRUSTRAR AS EXPECTATIVAS DOS OUTROS:

Uma coisa é ter compromissos, eles só devem ser assumidos se puderem ser cumpridos, mas a expectativa do outro é um peso que colocam sobre você sem a sua permissão. Imagine se toda a sua rede de contatos começar a criar expectativas sobre você? Ao ter mais controle sobre o seu SIM e o seu NÃO, você ficará livre da carga de expectativas que não são suas.

  • RESERVE UM TEMPO PARA FAZER O QUE TE DÁ PRAZER:

Uma caminhada, dançar, um banho quente, ouvir ou tocar uma música e vale até mesmo fica sem fazer nada. Conecte-se com você mesmo. Ao criar essa conexão você encontrará o seu propósito e fará uma caminhada mais leve e mais prazerosa rumo aos seus objetivos.

  • ENCONTRE O SEU PROPÓSITO:

Deixei por último, apesar de ser a mais importante, porque ao conseguir fazer as outras quatro dicas acima você acabará por se perguntar tantas vezes o motivo de fazer o que faz que acabará encontrando o mais desejado: o seu propósito!

Encontrar o nosso propósito, o nosso motivo, é o que tornará a nossa caminhada mais leve e o que deixará a angustia longe do peito. E como empreendedores, o que mais precisamos é ser leve em uma caminhada que ás vezes é muito dura.

O equilíbrio é que nos permitirá ter maior produtividade nos negócios e assertividade em nossas ações. E para isso precisamos estar sempre conectados com o nosso propósito.

Esse é o primeiro passo para afastar o stress.

Quando encontramos o nosso propósito conseguimos reorganizar nossas ações e as nossas escolhas. Trocamos atos de impulso por momentos de recolhimento.

E é desta forma que conseguiremos alcançar a calmaria necessária para uma vida equilibrada.

Encontre o seu propósito e deixe ele ali, latente dentro do peito, te mostrando o caminho para uma jornada leve, feliz e sem stress.

Vamos começar a praticar hoje mesmo!

Por: Kelly Metzker

Coach, Especialista em Empreendedorismo e Coautora do livro Seja sua Melhor Versão.

Fonte: http://www.administradores.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s