Saúde

TPM pra que?

Meninas…Meninas…meninas… hoje tem texto da maninha…

Esses dias um grande amigo meu estava bem chateado com uma situação envolvendo sua namorada. Enfurecido ele me falou “MULHER É TUDO DOIDA!!!” e quando  questionei o motivo de tanta fúria ele respondeu “TPM MALDITAAA” (acreditem, toda a ênfase no caps lock foi dada por ele, rs). Foi uma situação bem engraçada e apesar de eu  mesma sofrer tanto por causa da danada da TPM eu tentei o acalmar da melhor maneira que eu poderia fazer.

download (2)

 A Tensão Pré Menstrual tão conhecida como TPM é um período de mudanças hormonais que causam desordens psicológicas, físicas e emocionais. É comum você encontrar mulheres furiosas, tempestivas, prontas para entrar em qualquer briga, irritadas, com apetite descontrolado, loucas por chocolates, chorosas, com dores nos seios, coluna e numa constante queixa de cólicas sem fim.

Se você é mulher sabe muito bem do que estamos falando, se você é homem com certeza convive com diversas mulheres (mãe, irmãs, namoradas ou esposas, colegas de trabalho) que com certeza os deixam loucos. A verdade é que odiamos quando alguém associa nossa irritação com a TPM mas, temos que reconhecer… é um período bem difícil para todas.

Blog_TPM

Mas o que eu quero retratar aqui não é a tão temível TPM que muitas (não todas elas) sofrem. Eu quero falar sobre como a TPM nos faz esquecermos do tamanho da Glória do nosso Deus e como rapidamente somos levadas a nos entregarmos à ira e querermos esganar o primeiro que cruzar à nossa frente e se for o nosso cônjuge, melhor ainda (afinal, a gente ta guardando todo aquele sentimento pra jogar no ventilador na hora “oportuna” que vai muito bem justificar nossa agressão verbal).

Eu não vou mentir em dizer que a TPM não me afete, quantas vezes eu me sinto melancólica, carente e incrivelmente dolorida em alguns dias do mês. E para a tristeza de algumas, como eu, sofremos desse mal dois dias antes, durante e até dois dias depois que a menstruação dá adeus. Que sofrimento viu, rs.

Querida, eu entendo que diversas vezes estamos tão centradas em nossas dores e na nossa baixa produtividade nesses períodos que nos esquecemos de mantermos o controle, nos iramos e reagimos à qualquer cisco que cai no nosso olho. Reclamamos, choramos, gritamos. AI DE QUEM CRUZAR O NOSSO CAMINHO.

Eu entendo que dói, que da vontade de chorar, e que parece que somos incompreendidas SEMPRE, que 10 barras de chocolate não são suficientes e que todas as dores e espinhas que aparecem em nossa pele e que não tem corretivo suficiente para cobrir cada uma delas. Eu sei bem o que tô falando, rs, sou a tpm em pessoa. Mas vamos com calma. É importante entendermos nosso momento para sofrermos menos e causarmos menos sofrimento.

Em Provérbios 21. 19 diz “Melhor é viver no deserto do que com uma mulher briguenta e amargurada.”  Torna-se obvio que mesmo em momentos que parecem que vamos perder totalmente o controle, devemos nos esforçar em mantermos a calma. Não há problemas em buscar ajuda médica para enfrentar essa surra de hormônio que quer nos abalar.

”Reveste-se de força e dignidade;
sorri diante do futuro. Fala com sabedoria
e ensina com amor. ” Provérbios 31. 25- 26

”O temor do Senhor ensina a sabedoria,
e a humildade antecede a honra. ” Provérbios 15.33

”Semelhantemente, ensine as mulheres mais velhas a serem reverentes na sua maneira de viver, a não serem caluniadoras nem escravizadas a muito vinho, mas a serem capazes de ensinar o que é bom. Assim, poderão orientar as mulheres mais jovens a amarem seus maridos e seus filhos, a serem prudentes e puras, a estarem ocupadas em casa, e a serem bondosas e sujeitas a seus maridos, a fim de que a palavra de Deus não seja difamada.” Tito 2. 3-5

Não é para benefício só do outro que você deve procurar ser melhor, e sim para glorificar a Deus de maneira mais honrosa, buscando domínio próprio, paciência, bondade, longanimidade  todas as virtudes que  Deus se agrada.

Sei que não é fácil, para mim também não é, mas a partir do momento que buscamos melhorar em Cristo passaremos a ser mais apreciadas por quem esta ao nosso redor.

E aqui vai um recadinho para os homens, TENHAM PACIÊNCIA e parem de achar que tudo que fazemos é culpa da tpm, mesmo quando nós mesmas colocamos a culpa nela. Seu comentário não ajuda em nada. A TPM não é frescura, não é drama.

d6badc73be44e4f75e45d492a1ef2266.png

Olhem para o Senhor
e para a sua força;
busquem sempre a sua face.
1 Crônicas 16:11

By Aline Souza

Se você curtiu esse texto, não deixe de compartilhar e de nos seguir! 🙂 

http://sobresersupermulher.com

 

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s