Ser mulher

Como NÃO pedir desculpas

“—Desculpa, mas eu fiz isso porque você fez aquilo”.

“—Desculpa, mas eu só falei isso porque fulano falou aquilo”

“—Desculpe SE eu te magoei” (Esse é um dos piores)

“—Desculpa, mas eu faria de novo”

 

Esses são alguns exemplos de pedidos ridículos de desculpas que realmente me irritam. Existem pessoas que não sabem pedir desculpas sem tentar justificar seus erros, ou pior, sem transferir a responsabilidade de seus erros para outros. Essas pessoas geralmente se acham muito humildes por pedirem desculpas, mas, a verdade, é que raramente se arrependeram de suas atitudes.

Dizemos repetidas vezes que “errar é humano” ou “todo mundo erra”, mas isso acaba sendo uma boa desculpa para sempre buscarmos responsabilizar alguém por nossos erros.  É assim desde Adão até os dias de hoje.

Outra coisa que não cola é o tal do “Desculpa SE eu te magoei”. Se você está pedindo desculpas então sabe que magoou o outro, não importa se você está certo ou errado, se for pedir desculpas apenas reconheça o que fez, que feriu o outro e espere perdão. Pedir desculpas nem sempre significa que você está errado e a outra pessoa certa. Às vezes, significa apenas   que você valoriza mais seu relacionamento que seu orgulho. Então, se você sabe que alguém está triste com você, peça desculpas e ponto… sem justificativas, sem responsabilizar ninguém, sem conversa fiada. Peça desculpas e ponto.

O pior de todos, “Desculpa, mas eu faria de novo”. Então nem se dê ao trabalho de pedir desculpas, é desnecessário se você pretende repetir o erro que demandou um pedido de desculpas. Mesmo que você ache que não estava errado, se vai pedir desculpas então no mínimo, guarde pra você sua opinião sobre quem está errado, ou então não peça desculpas, você não é obrigada.

Desculpas falsas, que não refletem arrependimento, que não demonstram intenção de mudar de conduta, que não significam sinceridade. Esse tipo de pedido é tipicamente um versinho pró-forme que a sociedade diz vir de pessoas humildes. Você não é mais humilde se pede mais desculpas, o que vale mesmo é o fato de existir arrependimento pelo que gerou aquele conflito.

Por favor, não façam isso. Não peçam desculpas apenas para transferir a responsabilidade do problema. Cada conflito vai exigir uma forma de tratamento, vão ter dias em que você reconhece que pisou na bola e pede desculpas, outros você acha que está certo mas abre mão da razão pela paz, as vezes você vai esperar o outro se desculpar, e as vezes você vai discutir para depois se arrepender. Mas uma coisa te digo com certeza… os exemplos acima são claramente o que você NÃO deve fazer se vai pedir desculpas.

 

Aprendam a pedir desculpas pois isso irá diminuir a necessidade de pedi-la.

 

izzo_rocha_pedir_desculpas_e_facil_dificil_e_reconhecer_l0z8ve0

 

Se você curtiu esse texto, não deixe de compartilhar e de nos seguir! 🙂 

http://sobresersupermulher.com

 

 

Como lidar com pessoas “difíceis”?

11 atitudes que estão ferindo os sentimentos da sua esposa

Anúncios

Um comentário em “Como NÃO pedir desculpas

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s