Dicas

Como controlar suas finanças

images

 

Muita gente por ai diz que as mulheres são descontroladas. Já falamos por aqui algumas vezes que é muito feio estereotipar das pessoas, não importa o sexo delas, então, vamos começar com o básico, NÃO FAÇAM ISSO!! Homens e mulheres precisam aprender a se controlar.

Dito isso, vamos falar sobre o foco desse post… se era importante ser controlado no passado, quando não vivíamos tempos de crise, desemprego, alta do dólar, etc e tal… imagine nos dias atuais com tudo isso?

Vou dizer um segredinho pra você que pode salvar sua vida financeira… a prosperidade financeira não tem a ver com quanto você ganha, mas com quanto você gasta. Ter estabilidade financeira depende de quanto você economiza e não com o quanto você ganha.

Conheço muita gente que ganha muito dinheiro e não tem nada, não dedica tempo para analisar suas finanças, não planeja seus gastos, não prioriza suas aquisições… gente que vive pra se  “divertir, aproveitar e satisfazer” e só o que isso te rende é uma vida de dívidas e contas vermelhas. Também conheço gente que ganha muito pouco, não tem muitos bens, mas tem uma vida tranquila, não tem dividas, ajuda outras pessoas e dorme tranquilamente de noite.

Saber lidar com dinheiro tem a ver com seguir pequenas regras que podem melhorar sua vida financeira mesmo que você ganhe pouco e que sua família tenha uma renda pequena. Isso não é conversa para quem quer ficar rico, isso é para quem não quer perder tudo!

Você precisa entender:

  • Ganhos maiores que despesas é igual à poupança e tranquilidade;
  • Despesas maiores que ganhos é igual a dívidas e preocupações;
  • Poupança rendendo juros é igual a riqueza e prosperidade;
  • Despesas pagando juros é igual a pobreza e escassez.

Algumas regras podem te ajudar a ter uma vida mais equilibrada:

Regra 1:

download

Lidar com dinheiro é como fazer uma reeducação alimentar (Não uma dieta onde você corta tudo e sofre com uma abstinência que te faz extravasar em um final de semana). Você analisa os alimentos que pode e não pode consumir, onde ir para comer o alimento certo, quantas calorias pode investir em um alimento e assim por diante. Dinheiro é assim… você precisa entender o que pode e não pode consumir, o que é caloria desnecessária e o que precisa ser consumido.

Regra 2:

download (1)

O controle e planejamento é um dos principais instrumentos para equilibrar sua vida financeira. Se você não controla suas contas até hoje, comece a fazer isso urgente. Tenha uma planilha na agenda, um caderninho, ou uma tabela de Excel (se quiser uma deixa seu e-mail nos comentários que te mando algumas bem legais) e anote tudo que ganha e TUDO o que gasta.

Regra 3:

download (2)

Tenha um orçamento e siga-o. Planeje os gastos semanais, mensais e anuais. Depois de colocar esse planejamento no papel siga-o a risca, salvo, se suas entradas tiverem alguma alteração (nesse caso, você corta o custo desnecessário mesmo que ele esteja orçado).

Regra 4:

download (3)

Nunca comprometa toda a sua renda. Suas despesas fixas (moradia, transporte, educação, saúde…) devem preferencialmente comprometer entre 30 e 40% da sua renda. Trabalhe por isso dia após dia cortando custos que não vão comprometer sua manutenção. Por exemplo… não adianta fazer academia, sair para jantar, ir no cinema, aniversários, pizzas de final de semana… tudo isso comprometer sua renda, cuidado com o percentual disso.

Regra 5:

download (4)

Pague contas em dia e evite gastos inúteis. Cada centavo gasto com juros por atraso, multas ou coisas do tipo é um centavo jogado no ralo e indo para o abismo. Cuidado principalmente com cartões de crédito, eles não são dinheiro mágico… se você usar, terá que pagar. Aliás, sobre isso… nunca pague o valor mínimo. Isso é uma arma para receber de você mais juros e taxas e aumentar sua conta.

Regra 6:

download (5)

Não adianta comprar em promoção se a compra é desnecessária. De nada adianta ter 50% de desconto se isso significa que você vai gastar um dinheiro que não precisa gastar. Compre com cuidado e de forma planejada, cuidado com as ofertas e descontos que muitas vezes são “metade do dobro”.

Regra 7:

download (6)

Evite pegar dinheiro emprestado. Empréstimos não te ajudam a sair do buraco, só te colocam em uma situação difícil com as pessoas. Seja controlado e aprenda a viver com suas finanças. Mas acima de tudo nesse mundo NUNCA PEGUE UM EMPRÉSTIMO COM JUROS!

Regra 8:

download (7)

Seja fiel e dizime. Se você não é cristão pode ter torcido o nariz para essa regra. Mas se eu falo sobre coisas que acredito isso não poderia ficar de fora. Dizimar não é pagar nada para a igreja e muito menos para Deus (Ele não precisa do seu dinheiro). Essa é uma ordenança bíblica e se Ele é fiel com você, você precisa ser fiel a Ele! Mas cuidado, dízimo não compra prosperidade e se alguma igreja te prometer isso: CORRA!

 

Lembre-se, não estamos falando sobre ficar rico e comprar casas, carros ou qualquer outro bem material. Estamos falando de equilíbrio financeiro, isso pode envolver apenas não estar endividado e poder ajudar as pessoas perto de você. Saber lidar com finanças te fará mais feliz, não necessariamente mais rico. Sustentabilidade significa manutenção presente e futura e não conta bancária recheada.

O mais importante…

  • Planeje seu orçamento e suas despesas;
  • Avalie as prioridades imediatas. Saiba o que é urgente ou só importante;
  • Reveja despesa e suspenda os gastos;
  • Corte desperdícios;
  • Pesquise pacotes promocionais, aproveite as compras coletivas e cupons de descontos;
  • Use a criatividade, reutilize, recicle;
  • Estabeleça Limites e prioridades.
  • Programe e pense no futuro. Guarde, poupe!

 

Bjos

Fica a Dica

Se você curtiu esse texto, não deixe de compartilhar e de nos seguir! 🙂 

http://sobresersupermulher.com

 

Dicas para Compras OnLine

Dicas para comprar em lojas de departamento

 

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s