Dicas

Picos e Vales_Indicação de Leitura

Oi gente…

Tem um tempinho que não falamos de leitura por aqui. Esse ano eu não estou no projeto “Doze livros em doze meses” como estive no ano passado mas, não deixei o mundo da literatura de lado de forma alguma. Por isso, vou separar algumas boas dicas para vocês  que nos acompanham aqui.

Tenho todos os livros que eu indico aqui então, posso compartilhar a versão digital com vocês sempre que possível. Espero que ajude para que façam boas escolhas de leitura.

O livro de hoje é bem curtinho mas de reflexão profunda. Picos e Vales foi escrito por Spencer Johnson (Autor do best seller “Quem Mexeu no Meu Queijo?”). Trata-se de uma  narrativa de superação e aprendizado.

download

Neste livro temos uma história que começa com a vida de um rapaz  insatisfeito com seu dia-a-dia. Uma vida tipicamente previsível, com uma rotina enraizada, sem aventuras, sem novidades e sem conquistas. Embora houvesse uma sensação de tranquilidade e mansidão, um certo conforto e segurança, havia a insatisfação natural pela constante habitação no “vale”, ele estava insatisfeito mas nem sabia bem por quê.

Um dia uma necessidade de movimento aparece e ele decide explorar uma montanha, perto de onde morava. Ele foi desencorajado pela família e amigos, mesmo assim, colocou  o medo de lado, iniciou a caminhada rumo ao pico. Infelizmente ele não alcança o objetivo no tempo que pretendia, ao chegar no cume se sente frustrado pois não pode apreciar a beleza por ter chegado tarde.

No cume da montanha encontra um velho sábio (clichê não é mesmo? Rsrs), que o ajuda a perceber que nada daquilo era ruim, tudo girava em torno do foco que ele estava dando, ele percebe então que nunca, no vale, tinha visto as estrelas com tanta clareza. Juntos eles nos levam a pensar sobre quantas vezes deixamos de enxergar coisas que estão à frente de nossos olhos.

Eles nos apresentam ai o que chamam de “perspectiva dos picos e vales” como momentos bons e ruins. E isso vale para quem adota a perspectiva e para os que estão à sua volta. Os picos e vales não são apenas os momentos bons e ruins que acontecem com você. São também o modo como você se sente internamente e como reage aos acontecimentos externos.

O velho sugeriu então que o jovem passe a encarar a vida adotando uma perspectiva dos picos e vales como momentos bons e ruins. Como em um exame de coração, em que os batimentos cardíacos são representados por curvas que se alternam entre picos e vales, e isso é bom, porque se os batimentos estiverem formando uma linha horizontal teremos um problema.

Enfim.. essa é uma história brilhante, e com ela, você aprenderá importantes lições. Veja o link do livro digital abaixo, espero que facilite sua leitura e que não haja espaço para procrastinação desse aprendizado!!

Livro: https://anovamente.files.wordpress.com/2017/05/picos-e-vales-spencer-johnson.pdf

 

https://sobresersupermulher.com/2017/08/30/criancas-francesas-nao-fazem-manha/

https://sobresersupermulher.com/2017/11/06/quem-ama-educa/

 

Se você curtiu esse texto, não deixe de compartilhar e de nos seguir! 🙂 

http://sobresersupermulher.com

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s