Dicas · Maternidade

Jogo de Tabuleiro Gigante

Migas suas loukas…

As férias chegarammmmmmm

Quem mais está de cabelos em pé com as crianças em casa??? Pois é… todas estamos… mas…como tudo na vida, se você se der uma oportunidade, vai ver como essa experiência pode ser divertida e gratificante.

O post de hoje é uma dica que também veio a pedido de amigos das redes sociais. Muita gente perguntando sobre o jogo de tabuleiro gigante que eu criei aqui em casa para as crianças. E o mais legal é que foi fácil e barato então todo mundo pode entrar nessa onda dos trabalhos manuais e criar uma brincadeira divertida para horas. Vamos tirar as crianças da TV e coloca-las para gastar energia???

Gente…acreditem em mim… não é tão complicado quanto parece…

Então… vamos ao passo a passo…

Sem título.png

Eu usei cartolinas (nos tutoriais que busquei haviam muitas dicas de uso de papelão, plástico e até E.V.A mas todas as ideias tinham um custo mais alto por isso escolhi fazer na cartolina colorida.

Eu usei 16 cartolinas sendo 4 cores diferente. Também usei 4 folhas de papel cartão preto para montar algumas cartas bombásticas que foram espalhadas entre as outras.

Cada cartolina foi cortada em 4 partes o que deu um total de 80 casas. Para montar você pode fazer uma forma divertida ou fazer uma espiral ou linha reta, depende do lugar onde for jogar (Quando jogamos aqui em casa montei por toda a sala até a cozinha, quando descemos para brincar no play do prédio montei um formato de dois corredores).

24909571_1531170096990715_1328492844514768851_n.jpg

Minha escolha foi escrever em algumas cartas e deixar outras em branco, mas se você quiser facilitar pode definir uma ação por cor (por exemplo, sempre que cair em uma caixa rosa você deve pagar uma prenda, caixa azul significa responder uma pergunta, etc.). O que eu fiz foi selecionar 20  casas com notícias boas (avance casas, vá para o primeiro lugar, escolha alguém para voltar…) 20 com notícias ruins (volte casas, volte para o começo, troque de lugar, etc…) e 20 com pegadinhas (cante uma música, faça uma dancinha, recite um poema, fale um versículo, etc…). As outras cartas eram cartas simples sem orientação. Em cada carta eu tentei fazer um desenho (e coloquei as crianças para me ajudarem nessa etapa).

Nós fizemos um dado de uma caixa de papelão que colei com fita e forrei com papel colorido e contact.  Quanto as cartas, depois que brincamos algumas vezes eu decidi forrar as casas com contact para não perder o jogo muito rápido. Esse contact é a parte mais cara do jogo mas é opcional. A cartolina mesmo custa de R$0,30 a R$0,80 a depender do local onde você compre.

20180105_212451

Você pode fazer um jogo que seja um desafio como o meu ou apenas permitir que as crianças (e adultos) trilhem o caminho com base no resultado do dado. A ideia é  tornar o seu jogo de tabuleiro tão complicado quanto você ache que seus filhos podem lidar, mas pode ter certeza de que todo mundo vai querer jogar.

20171208_111028

O objetivo do jogo é simples: o primeiro a chegar no final ganha!

Eu usei um tutorial do https://www.trueaimeducation.com/educational-carnival-games-human-board-game/ mas como moro em apartamento não usei a opção de riscar o caminho com giz no chão.

Bjos para todas!!

Se você curtiu esse texto, não deixe de compartilhar e de nos seguir! 🙂 

http://sobresersupermulher.com

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s