Dicas

SONHOS ≠ METAS ≠ TAREFAS

E ai turma, quem escreveu sua listinha com 5 sonhos para 2018?

6

Dei uma pescada em um post antigão que fiz sobre isso por isso, se acharem que já leram isso não é plágio rsrsrs. Pra começar esse post de hoje, é importante que todos entendam uma coisa:

  • METAS SÃO DIFERENTE DE SONHOS (metas ≠ sonhos)
  • METAS SÃO DIFERENTE DE TAREFAS (metas ≠ tarefas)

 

Quando chega dezembro tiramos da gaveta todos os sonhos que foram estimados em 01 de Janeiro.  Terminar aquela faculdade (ou começar), comprar um carro, a casa própria, casar, parar de fumar ou de beber, matricular-se na academia, perder 10 kg, fazer aquela cirurgia, melhorar aquele casamento, alimentar-se melhor… Enfim, quem nunca começou janeiro com muito pique para resolver a vida de uma vez por todas?

Sei que tem muita gente que é mais de ação e menos de planejamento, sei que algumas pessoas (poucas) conseguem alcançar todos os seus propósitos e ainda alcançar o sucesso sem esse lance de estabelecimento de metas, mas, eu não indico isso, não só porque eu sou de processos (rs), não indico porque quando você não sabe para onde ir, qualquer lugar serve (repetindo isso pela milésima vez hehehe).

Já listei meus sonhos… e agora?

  • Com sua listinha na mão, o próximo passo agora é decidir quais sonhos vão virar metas para o próximo ano.

4

Nem todos os sonhos que temos na vida podem se realizar ao mesmo tempo. Por exemplo, se você sonha em comprar uma casa e sonha em fazer uma viagem para Paris você precisará ganhar uma boa bolada para realizar os dois sonhos ao mesmo tempo. Do contrário, a viagem vai comprometer uma boa parte da sua receita do ano e pode atrapalhar a missão da casa própria.

Por isso, sonhos são tão pessoais. Não há nada de errado se você decidir que primeiro vai viajar e no ano seguinte investirá no mercado imobiliário, se essa for sua prioridade é o que te fará feliz, é o que você deve fazer!

A regra aqui é fazer uma boa avaliação desses sonhos que você listou e prioriza-los. Quais são as prioridades para 2018. O importante é você saber que não existem sonhos inatingíveis (a não ser que você esteja sonhando com teletransporte ou coisas assim).

As prioridades serão as metas de 2018, vamos dar a elas um nome e uma data de validade (uma data estimada ou limite para essa conquista).

 

  • O segundo passo é transformar essa meta em tarefas.

images (1)

Definitivamente não se emagrece 10kg em cima do sofá, não se muda de emprego sem um currículo, não se faz uma viagem para EUA sem visto… Uma vez decidido o que você quer para esse novo ano, agora vamos definir as tarefas (meta é aquilo que você quer, tarefa é o que você  terá que fazer para conseguir).

As tarefas são muito importantes nesse contexto. É importante que você invista um tempinho (preferencialmente antes do ano começar) e faça pesquisas sobre as tarefas necessárias para alcançar aquela meta. Afinal, isso pode ser decisivo na escolha das suas metas.

  • Um terceiro passo importante nesse momento de planejamento é certificar-se de que você relacionou adequadamente as metas e sonhos que tem.

content_pilaresdavida

Já reparou que chato é te rum plano e ver uma porção de imprevistos atrapalharem todo o seu projeto? Bem, imprevistos acontecem, mas, alguns deles são na verdade fruto de um planejamento com buracos.

Seria péssimo chegar em Outubro e descobrir que você esqueceu de planejar uma coisa importante que precisa acontecer nesse ano. Ou Listar várias metas e depois perceber que você tem tantos compromissos obrigatórios que não terá tempo para as inovações que almejou fazer.  Ao se planejar verifique se todos os pilares da sua vida foram avaliados.

Uma dica legal é se perguntar:

  • O que eu queria e não conquistei neste ano?
  • Quais são meus deveres? (Aquilo que eu não tenho opção, tenho obrigação de conseguir neste novo ano).
  • Quais são meus desejos? (São aquelas metas que eu vou buscar conseguir, vou fazer um plano, vou monitorar e controlar o desempenho).
  • Quais são os meus sonhos? (Estas são minhas metas Plus, aquelas ousadas e que, podem (mas tomara que não) não serem atingidas).

Espero que esse post não tenha ficado chato (com cara de aula de administração rsrsr). O que eu quero mesmo é te motivar a colocar a mão na massa… se você ainda não pegou aquele caderninho essa é a hora… vamos planejar?

meta-1

Bjos para todas!!

Se você curtiu esse texto, não deixe de compartilhar e de nos seguir! 🙂 

http://sobresersupermulher.com

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s