Maternidade

Quem ama, Educa!

A indicação de hoje é de leitura (já faz um tempo que não temos isso por aqui). Esse ano eu estou em um projeto de leitura de 12 livros no ano, esse que vou recomendar hoje foi a leitura de fevereiro e complementa um outro que já indiquei por aqui sobre a mesma temática que foi o Crianças Francesas não fazem manha.

16587333_1231478990293162_2549984631956450520_o

O livro “Quem ama educa” é um best-seller do renomado Dr. Içami Tiba. Como todos os livros que eu já indiquei aqui, não é um manual de instruções completo sobre criação de filhos. Nele eu também encontrei afirmações com as quais não concordei mas, sem dúvida, encontrei respostas que se fossem entendidas por muitas famílias talvez não estivéssemos no caos educacional que estamos hoje.

Içami fala claramente sobre os papeis e a responsabilidade de pais e responsáveis (avós, tios, terceiros, etc) na criação de filhos (responsabilidade essa que hoje alguns tentam atribuir a escola, igreja, projetos sociais, etc.). O livro tem uma leitura bem prazerosa pois não tenta explicar tudo, alguns pontos ele só expõe para que você vista a carapuça que melhor lhe servir (pois temos diferentes tipos de pais e mães).

Sim, como muitos livros que falam sobre a educação, esse também chove um pouquinho no molhado mas, em linhas gerais é um livro que eu recomendo. A proposta aqui é orientação para que pais entendam que se estiverem transmitindo valores corretos e senso de autonomia e autoresponsabilidade no final o resultado será positivo. Ou seja, mais importante do que presentes ou mimos, é a capacidade dos pais de darem amor, carinho, presença, responsabilidade e autonomia.

Conceitos assim parecem um pouco óbvios, mas não são. Infelizmente nos dias de hoje A PSICOLOGIA VENCEU A PEDAGOGIA e estamos vivendo a educação do “sim”. O que mais temos hoje são tentativas de impor a forma como devemos criar nossos filhos impondo ideologias e teorias que nos trouxeram ao lugar onde estamos hoje, um mundo cheio de pessoas mal educadas, egoístas, corruptas, fracas…

Se um professor diz “não” a um filho hoje vai acabar na diretoria porque isso trará “traumas” aos filhos dos outros, se você ensina seus filhos em casa sobre a criação de Deus será acusada de fomentar o preconceito entre crianças… hem??? Alguém me explica isso.PARA O MUNDO QUE EU QUERO DESCER!!

Içami tem um termo bem legal que eu passei a usar e aprendi nesse livro que são os filhos “Parafusos de Geléia” (pessoas que crescem e não podem ser apertados porque se forem, esmagam). Muitas crianças estão sendo criadas hoje sem aprender como suportar o “não”. O resultado disso são adultos com baixa auto-estima porque foram regidos pela educação do prazer. Está enganado aquele que pensa que é possível criar adultos saudáveis deixando-os dentro de “uma vitrine” onde não podem ser machucados, contrariados, frustrados ou atingidos.

Se o filho for o último a ser escolhido no futebol eles não deixam mais o menino ir porque pode causar traumas, se não chamarem ele para o papel principal na peça eles não deixam que ele seja a árvore, se ele for repreendido por um adulto os pais vão tirar satisfação… Pais e Mães que pensam estar protegendo seus filhos quando na verdade só o estão ensinando a se queixar, lamentar, fugir…

Eu desafio e recomendo que você pai e você mãe leiam esse livro… com a mente aberta e não defendendo suas atitudes. O objetivo aqui é entender como melhorar o trabalho que você vem desempenhando.

Ninguém pode te julgar. Todos sabemos que ser responsável pela educação de uma criança é um desafio grandioso, mas tome cuidado com a tendência que essa geração tem tentado impor para a educação dos seus filhos. Não pode bater,  não pode falar não, não pode deixar que sofram, não pode, não pode, não pode… mas no final o resultado é catastrófico.

“Educar é uma obra-prima, uma obra realmente artesanal, cujo resultado é a futura felicidade dos filhos e de todos à sua volta. Por isso, Quem ama, Educa! Formando cidadãos éticos.”

 Se você curtiu esse texto, não deixe de compartilhar e de nos seguir! 🙂 

http://sobresersupermulher.com

Anúncios

2 comentários em “Quem ama, Educa!

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s