Maternidade · Ser mulher

As escolhas dos seus filhos

Você quer que seu filho seja um médico? Quer que ele seja um engenheiro? Colocou ele no inglês para ele ser fluente em um segundo idioma com 3 anos? Quer que ele toque um instrumento igual àqueles japas mirins do youtube? Como queremos o melhor para eles, é difícil não cair nessa tentação de projetar o futuro dos pequeninos.

estudar-pais-enem

Como mãe, você pode ser tentada a querer que seus filhos sejam o que você sonha para eles ao invés de incentiva-los a lutarem pelos seus próprios sonhos. Eu também tenho tantas expectativas para meus filhos, mas são tantas que não dá nem para listar em um único post. Eu sei que as vezes isso vem sem nem percebermos.

Mas será que você já pensou em como eles se sentem com toda essa pressão? Muitas vezes nossos filhos se sentem pressionados a se tornarem o que nós queremos que eles sejam. Recai sobre eles uma grande chance de se tornarem pessoas frustradas porque não alcançaram seus sonhos, mas o de seus pais.

Outro dia eu escrevi aqui um post falando sobre o ingresso dos meus filhos cedo na vida escolar ( Qual é a hora certa para colocar os filhos na escola??), nesse texto eu falei sobre minha opinião que, no caso, é favorável a inserção da criança no contexto escolar cedo. Se eu disser que não penso na oportunidade que eles estão recebendo estaria mentindo. Recentemente decidi mudar eles de escola, e coloca-los em uma instituição de melhor reconhecimento, isso porque eu quero que eles tenham a oportunidade de fazer boas escolhas.

Proporcionar para seus filhos melhores possibilidades é um desejo de todo pai e toda mãe, mas temos que ter muito cuidado com isso. É muito difícil para eles crescerem em meio a tanta pressão.

Se estiver em seu controle, proporcione as melhores possibilidades aos seus filhos, boas escolas, cursos complementares, atividades extracurriculares (…) mas tenha cuidado! O mais importante para o futuro deles é seu carinho, seu cuidado, os valores que você está ensinando a eles, o caráter que está ajudando a construir em seus pequenos. Isso será bem mais importante para o futuro deles do que as opções de educação que vão levar a escolha de carreira deles.

Ser uma boa mãe não significa criar alguém que será seu clone quando crescer, muito menos criar alguém que vai realizar seus sonhos frustrados de infância. Seu filho não é um mecanismo para que você conquiste aquilo que não teve oportunidade de conquistar.

Sua obrigação é ajudar seus filhos a seguir a direção que eles devem seguir. Encoraja-los a seguir a própria vocação, desenvolver seus próprios dons, exercitar seus talentos…

nao-ter-filhos-e1438631054403

 

Espero que você esteja dedicada a criar filhos que ouvem a voz de Deus e não a sua!!

Se você curtiu esse texto, não deixe de compartilhar e de nos seguir! 🙂 

http://sobresersupermulher.com

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s