Dicas

Como tomar decisões (By Aline Souza)

escolhas-1080x675.png

Impossível você me falar que nunca passou por momentos na vida em que teve que tomar decisões importantes, que causavam medo, angustia ou um certo sofrimento momentâneo pela dúvida sobre qual caminho escolher.

Tudo nessa vida exige decisão: relacionamentos, trabalho, faculdade, ter ou não filhos, casar (ou comprar uma bicicleta), comprar uma casa, a escolha do bairro adequado, a escola certa para os filhos… posso narrar uma infinidade de coisas que precisam de escolha.

Mas vamos ser práticos e objetivos, com ajuda de muita pesquisa, experiências e conselhos reuni 7 dicas que podem te ajudar na hora de tomar uma decisão:

  • Não procrastine: A primeira atitude de quem tem dificuldade para tomar decisão é adiar. Adiar não vai resolver a situação, seja um problema ou um projeto, a decisão precisa ser tomada. Não adie demais o tempo de planejar a decisão, comece hoje mesmo a colocar no papel os pontos relevantes e faça!
  • Controle sua impulsividade e planeje os impedimentos: Também não confunda tempo de reflexão e oração com procrastinação. Sei que em muitos momentos nós queremos tomar a primeira decisão que vier em nossa cabeça sem nem ao menos pesar as consequências, sei que na vida nós temos coisas que precisam de uma atitude imediata. Pode até parecer mais confortável do que ficar pensando e pesando o que se fazer. Mas, para que sua consciência fique em paz, faça um planejamento dos possíveis impedimentos que possam surgir e não tome decisões precipitadas a menos que seja uma emergência.
  • Analise a situação problema e identifique opções: Por mais difícil que seja tentar ver a situação de uma forma mais distante, se esforce em olhar para ela de maneira que você identifique todas as possibilidades aceitáveis para essa equação. Todos os problemas possuem solução (e como diz minha irmã, se não tem solução, então é um fato e não um problema).
  • Faça uma lista e defina prós e contras: a partir do momento que você consegue ter uma visão diferente da situação o próximo passo é definir todos os benefícios e possíveis malefícios em se decidir o que está em seu caminho, reúna todas as informações possíveis e necessárias.
  • Identifique os possíveis obstáculos e analise suas capacidades: Feito a lista dos prós e contras, agora chegou a hora de definir os possíveis impedimentos que podem surgir enquanto se decide o que fazer e durante esse processo você se prepara para desenvolver sua autoconfiança para que a decisão seja agradável e satisfatória.
  • Peça conselhos: Como diria Salomão: Na multidão dos conselhos há segurança! Não tem porque viver conflitos e dúvidas sozinha. Peça conselhos há pessoas em quem confia e que possuem conhecimento na área que você está almejando decidir. Não adianta pedir conselhos financeiros para seu vizinho endividado, ou sobre educação de filhos para a mulher que se arrepende da maternidade.
  • Tome a decisão e pare de se punir caso não dê certo: Fez suas listas? Pesou as consequências? Analisou as probabilidades? Agora tome sua decisão e descanse. Tudo o que você poderia fazer já foi feito, agora é esperar para ver o que está por vir.

Uma ponto a se ressaltar, tem decisões que são bem simples de ser tomadas. Algumas seriam melhores se tiver um bom conselheiro para lhe ajudar, outras precisam ser tomadas imediatamente e para as demais, pese todas as probabilidades e vamos lá.

Aline de Souza

Se você curtiu esse texto, não deixe de compartilhar e de nos seguir! 🙂 

http://sobresersupermulher.com

Anúncios

Um comentário em “Como tomar decisões (By Aline Souza)

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s