Ser mulher

Você é um SCMV?

Uma coisa que chateia qualquer ser humano é ter que lidar com pessoas que focam excessivamente nos problemas. Com certeza a psicologia deve ter um nome de alguma síndrome para essas pessoas, mas aqui (sem cunho terapêutico nenhum) vamos carinhosamente chamar essa “Síndrome do copo meio vazio” de SCMC.

download

Uma coisa no campo da neutralidade acontece, mas a pessoa resolve ver tudo o de negativo que aquela situação tem. Aparecem culpados, chovem os julgamentos do que o outro fez de errado, surgem as famosas recomendações “ia” (você deveria, eu faria… ). Enfim… a pessoa que tem a “SCMV” nota as coisas que deram, dão ou darão errado com mais facilidade do que os outros.

Eu até concordo que o otimismo e o pessimismo são apenas percepções. Mas fala sério, o que é mais irritante que aquela pessoa que diz que tudo vai dar errado, que adora achar um culpado, que ama dizer o que o outro deveria ter feito, que se lembra sempre de dizer que avisou ou pior, de predizer as tragédias (“quando der errado você vai ver”).

Ninguém está feliz o tempo todo, ninguém consegue ser otimista em 100% dos casos, mas se você estiver entre os excessivamente pessimistas se liga… você corre um sério risco de se tornar uma pessoa antipática e negativa! Gente… ai vai uma dica… canja, elegância e semancol não fazem mal a ninguém (e isso merecia um post). Deixa de ser chato(a) e de ficar implicando com tudo. Para de ver o copo meio vazio!!!

Pra você saber se está na iminência de receber esse “diagnóstico”, ai vai uma listinha de coisas que um “SCMV” costumam fazer:

  • Predizer as tragédias- Dizer que uma coisa vai dar errado não ajuda aquilo a dar certo! Se você diz muitos : “Isso não vai dar certo” é um mau sinal.
  • Preocupar-se com aquilo que você não pode mudar- Eu tive um professor que dizia que o que não tem solução não é problema! E se tem solução então também não é um problema!
  • Ver o lado negativo das situações- Quase tudo tem dois lados. Aprenda a pesar primeiro para depois decidir.
  • Não gostar de mudanças- Ficar na zona de conforto é confortável, mas não te leva a lugar nenhum, medo de mudança é coisa de SCMV.
  • Se abater quando não te dão atenção- Mimimi é a atitude preferida dos “SCMV”. Se não te derem a atenção que você espera você se isola e dramatiza… isso é sem dúvida uma atitude pessimista.
  • Desistir quando fica difícil- Pular do barco quando ele está em afundando nem sempre é uma atitude sábia… em especial se você poderia ter impedido o afundamento.
  • Muita preocupação com a opinião do outro- Claro que opiniões são importantes, mas superestimar isso é característica de quem vê sempre o copo meio vazio.
  • Achar que o seu trabalho é sempre mais importante que o do outro- Pessoas SCMV precisam se sentir superiores o tempo todo e utilizam como mecanismo a critica constante do outro.
  • Ter a solução para todos os problemas- Ninguém tem solução para todos os problemas, isso geralmente vem de quem vê problema demais e é muito very chato!
  • Esperar pelo pior- Nesse caso a pessoa já tem uma patologia. Gente que espera sempre pelo pior não tema capacidade de apreciar as coisas boas da vida!
  • Focar no problema! A própria efemeridade da vida deveria ser suficiente para entendermos que todo tempo gasto no problema é um tempo a menos investido na solução!

 

Enfim… não significa que você se enquadre em todos os tópicos para ser um SCMV viu… as vezes você só tem 1 ou 2 dessas características… mas fique atento… o pessimismo não é embasado em fatos, mas sim na forma como a pessoa interpreta esses fatos. Essa interpretação não afeta só a você, mas também (e principalmente) as pessoas que estão a sua volta. Estar com alguém que o tempo todo foca no problema é muito cansativo.

Se lendo esse post você se identificou como uma pessoa que tende a ver o copo meio vazio, e que isso tem sido mais forte do que você procure ajuda de um profissional! Não se deixe abater ou desanimar. A chave para o sucesso na vida é o EQUILÍBRIO!

Se você é um “meio SCMV” mas não tem um problema terapêutico, e só fica torrando o saco das pessoas a sua volta com reclamações e cobranças, então se toca e vê se dá um tempinho ok?!

Fica a dica amável!

Se você curtiu esse texto, não deixe de compartilhar e de nos seguir! 🙂 

http://sobresersupermulher.com

 

Anúncios

Um comentário em “Você é um SCMV?

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s