Dicas

Invictus… um filme para refletir

O post dessa quarta veio direto do mês de Outubro de 2015… Quarta-Feira é dia de repostagem… um texto antigo e uma atual reflexão!

Hoje eu quero escrever sobre um filme (olha que legal, é a primeira vez que vou escrever sobre isso), assisti a um filme ontem que com certeza vale a pena indicar.

download.jpg

“Invictus” é um filme de 2009 que, por incrível que pareça, eu ainda não tinha assistido (para quem tem acesso ele está disponível na HBO e Netflix, mas você também pode achá-lo na internet).

Resumindo o filme trata da história do presidente, Nelson Mandela (Morgan Freeman). Mesmo eleito em uma época onde a África do Sul era um país racista e economicamente desestabilizado, em decorrência do apartheid, Mandela mostra aos povos que a liderança é um exercício de amor, sabedoria e estratégias.  O presidente investe no esporte como estratégia política e como resultado, vê os primeiros passos rumo a um país mais justo e menos díspar.

Bem, você pode achar um resumo e inúmeras críticas do filme na internet (o meu mesmo teve também essa fonte) não vou focar nisso. O foco da nossa reflexão hoje é  o amor! A liderança pelo amor.  Amor de um povo por seu país, o amor de um homem por suas convicções e seu sonho de uma nação reconstruída, o amor de um líder por sua equipe, amor de um homem pela humanidade. Principalmente, mostra que ensinar, educar, liderar… isso é um exercício de amor e sem isso, não há sucesso.

Mandela é um homem calmo, focado e sábio, determinado a liderar o país mesmo contra todas as expectativas. Pense no tamanho desse amor? Enquanto negros e brancos continuam querendo manter o muro de separação entre as raças, Mandela lidera pelo exemplo em busca do recomeço e do perdão. Para Mandela, se é possível aprender a odiar é também possível aprender a amar. Noooooossssa que exemplo FANTÁSTICO.

Se eu for listar todas as lições do filme esse post vai ficar mega longo, vou me ater no que eu entendo como as cinco maiores lições (pelo menos para mim).

Em 1998 Mandela fez um discurso em que disse: “O que vale na vida não é o simples fato de termos vivido. É a diferença que fazemos na vida de outras pessoas que irá determinar o significado da vida que levamos.” Essa sem dúvida, é uma das primeiras lições que aprendo com Mandela, a importância de fazer diferença na vida das pessoas, de não ser mais um, de ser uma lâmpada na escuridão que são os nossos dias. Sim, isso é possível, mas para isso, é preciso pensar sempre em como posso fazer diferença? Se foi possível diante daquele cenário extremamente negativo, imagine para você que não vive um terço dessa realidade.

Visão Sistêmica, essa é uma segunda lição que vale a pena citar, Mandela mostra que ele era capaz de ver além da sua própria raça. Ele mostra que entende a importância inclusive de seus opositores para alcançar seu objetivo, ele não conseguiria sozinho, precisava daqueles que ainda mandavam no dinheiro, no exército, etc. A capacidade de se colocar no lugar das outras pessoas, entendendo o contexto de suas vidas. Essa lição poderia mudar o mundo. O simples fato de se colocar no lugar do outro poderia mitigar inúmeros conflitos.

Coragem, essa é terceira lição. Em determinada cena do filme um grupo de líderes decide mudar as cores e o nome do time de rugby (um esporte bem confuso por sinal rs) por acreditar que ele representa a opressão sofrida pelos negros no apartheid. Mandela, contrariando todas as contra indicações recebidas, vai até o comitê e pede que a decisão seja reavaliada. Ele entende que essa não era a decisão para a proposta de um só povo, uma só raça que desejava. Essa atitude poderia ter culminado na perda do apoio da população negra (lembrando que ele já não tinha o apoio dos brancos), mas a coragem e a crença na sua estratégia o levaram a isso. Se Mandela tivesse aberto mão de suas convicções para ser político certamente o resultado da história teria sido diferente. Grandes líderes são corajosos!

A quarta lição que quero  destacar é a Liderança pelo exemplo. Não é possível alcançar êxito quando você pede aos outros aquilo que não está preparado para fazer. (Uma amiga me disse isso domingo e ficou na minha cabeça… Obrigada Adri). No filme, Mandela manda chamar o capitão do time  de rugby para uma reunião (o time estava uma catástrofe mas Mandela quer inspirar aquele jovem), nesse encontro, Mandela pergunta como o capitão motiva sua equipe, o diálogo que segue mostra a importância de liderar pelo exemplo. Quando você lidera pelo exemplo inspira as pessoas sem que seja preciso dizer o que devem fazer.

A última lição que escolhi citar é a resiliência, eu sei que já falamos sobre isso, sem dúvida, se não ficou claro para você o que eu queria dizer naquele post (Um brinde ao recomeço. Vamos dar a volta por cima!) , com certeza vai ficar quando você assistir a esse filme. A capacidade de se levantar e dar a volta por cima sem dúvida seria uma competência atribuída a Mandela que, mesmo depois de enfrentar a prisão por quase 30 anos, dá a volta por cima, vira presidente e muda a história de um país.

O filme me trouxe muitas outras reflexões mas, essas cinco eu gostaria de compartilhar com vocês. Observe que não são reflexões para uma liderança profissional. Não é para você ser um bom líder no seu trabalho (não só), estou falando de uma liderança pelo amor, uma liderança para a vida. De fazer diferença na sua vida e na vida de alguém.

Outro dia a Laurinha me disse que queria ser igual a mim. Fiquei tão feliz de ouvir isso, e agora, depois dessa reflexão, penso que realmente quero ser mais como Mandela. Quero ter sempre em mente que posso ser invicta! Essa é a lição que quero ensinar aos meus filhos.

Super indico o filme para vocês e espero que possam ter tantos ou mais aprendizados do que eu… Espero ter te deixado com vontade de assistir, e se você já viu… convido a repetir a experiência, agora, com esse olhar…

Se você curtiu esse texto, não deixe de compartilhar e de nos seguir! 🙂 

Anúncios

Um comentário em “Invictus… um filme para refletir

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s