Beleza · Ser mulher

A medida certa da autoestima

A gente acha muito texto e vídeo falando por ai sobre a questão da Autoestima. Sem dúvida esse tema é muito importante principalmente no universo feminino afinal, a mulher só precisa de um espelho e mais nada para se auto punir.

A questão da autoestima não tem a ver com o que as pessoas acham de você, mas com o que você pensa sobre sí mesma. Tem gente que acha que é demais, tem gente que acha que é de menos e tem gente que nem sabe o que achar sobre sí mesma. O problema é que quando não pensamos o correto sobre nós colocamos abobrinha na nossa cabeça e ai começam os traumas…

autoestima.jpg

Seja uma Baixa autoestima física (porque a pessoa não se sente bonita suficiente, magra suficiente, loira suficiente…) ou uma baixa autoestima psicológica (porque a pessoa não se acha inteligente o bastante, capaz o bastante, forte o bastante…), o fato é que a baixa autoestima é responsável por um número cada vez maior de mulheres que entram em depressão sem nem perceber… sempre porque se convenceram de que algo nelas não é bom o bastante (as vezes comparado inclusive com referenciais inexistentes).

Na minha opinião esse já é um problema de saúde pública… em todo canto (e quando eu digo TODO eu quero dizer TODOOOOOO canto) você encontra modelos inatingíveis de corpo, vida e conquistas… ainda que nas entrelinhas , sempre vemos uma  idealização da imagem perfeita seja no corpo que as mulheres “tem que ter” , até o que elas “tem que ser”. Você não será tão boa se seu cabelo não tiver o movimento do cabelo da Gisele Bündchen e sua pele não for tão perfeita como a da Mariana Ruy Barbosa, ou não tiver as medidas perfeitas da Scarlett Johansson, ou você não cozinhar como a Martha Stewart… (para os homens: você não será tão bom quanto o Rodrigo Hilbert nem se nascer de novo hehehehe)… Mas perai… calma… esses referenciais não são reais… são referenciais onde tudo é perfeito e no universo humano não existe perfeição.

Pare de procurar soluções pré-moldadas para sua autoestima (já repararam essa febre  de textos e vídeos que enumeram as soluções, como se fossem todas iguais, como se fosse garantia absoluta de sucesso se os benditos “passos” forem seguidos??? 10 passos para o sucesso, 08 maneiras de enriquecer, 05 dicas para aumentar sua autoestima… Faça-me o favor… o que na vida é assim tão fácil????).

A medida certa da autoestima é o tamanho correto do valor que você da a sí mesmo.  Não é se achar o último biscoito do pacote, tampouco se achar o verme do coco do cavalo. Mas entender seus pontos fortes e pontos fracos, descobrindo como potencializa-los para ser uma pessoa melhor. Não vou enumerar aqui solução alguma… mas quero compartilhar com vocês algumas conclusões que na minha opinião, me ajudam a me manter sempre motivada e autoconfiante:

  • Eu sou o que Deus diz que eu sou!!  A única forma de mudar isso seria se eu não concordasse, mas isso é auto sabotagem então eu simplesmente fico me lembrando sempre disso… EU SOU O QUE A BÍBLIA DIZ QUE EU SOU!
  • Não me comparo com ninguém. A pior coisa que alguém pode fazer é querer ser como o outro é, ou ter o que o outro tem. No meio dos quase 8 bilhões de habitantes que tem no mundo, apenas eu sou igual a mim mesma (rs).
  • Autoestima também tem limites (rs), não é sobre não ligar para a opinião de ninguém e usar aquela roupa que não combina comigo ou ser aquela pessoa deselegante e mal educada que faz o que quer. Autoestima é estima correta sobre mim e não visão embaçada no espelho.
  • Tudo pode ser concertado. Nada é incorrigível… do meu cabelo até minha conduta… tudo pode ser melhorado então, não tem porque entrar na vibe da depressão por não ter aquilo que eu quero. Se eu quero, basta lutar por isso.
  • A pessoa que mais acredita em mim sou eu mesma. Não posso esperar que os outros tenham atitudes que nem eu tenho… eu preciso acordar, me arrumar, olhar no espelho e admirar o que eu vejo!
  • Se eu tiver que me espelhar em alguém tem que ser alguém real. A pior coisa do mundo é você querer ter o cabelo das propagandas de shampoo, ou as férias das propagandas de agência de viagem, ou a família das propagandas de Margarina… essas coisas não são reais. Não tem como concorrer com o Photoshop e as edições.
  • Mudar é preciso! Sempre e constantemente me obrigo a mudar e a melhorar algo, porque quando eu busco crescer em algo melhoro quem eu sou e me sinto ainda mais feliz comigo mesma.
  • Eu não sou a maior, nem a mais esperta, nem a mais bonita. Mas eu sou o que eu sou e isso basta! A questão não é quem eu sou, mas quem Deus é em mim!
  • Não posso ver sempre o pior em mim, claro que tenho pontos de melhoria, mas não posso ser dura demais comigo mesma, não posso valorizar quem eu não sou e desvalorizar quem eu sou!
  • Meu valor, competência e importância não são medidos pela opinião alheia. O que eu acho de mim (baseado no que Deus acha de mim) me interessa mais do que o que as pessoas acham.

E você… que dicas segue para manter sua autoestima sempre em alta???

maxresdefault

Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. Pois pela graça que me foi dada digo a todos vocês: ninguém tenha de si mesmo um conceito mais elevado do que deve ter; mas, pelo contrário, tenha um conceito equilibrado, de acordo com a medida da fé que Deus lhe concedeu.” Romanos 12:2,3

 

Se você curtiu esse texto, não deixe de compartilhar e de nos seguir! 🙂 

Anúncios

3 comentários em “A medida certa da autoestima

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s