Maternidade

É possível estudar depois da maternidade?

Participei de um treinamento corporativo o mês passado onde conheci um senhor que me deixou com essa pequena reflexão em mente. O testemunho contato relata uma formatura em engenharia depois dos 50 anos, sendo que 20 deles na carreira de químico em uma empresa relativamente importante do setor, ou seja, uma pessoa que poderia estar esperando a aposentadoria, casa de praia e dengo nos netos… imagine… entrar na faculdade de novo depois desse tempo todo.

Eu particularmente ainda não parei de estudar desde que comecei a estudar rsrsrs, mas muita gente se pergunta como eu tenho tempo (e paciência) para isso mesmo depois de dois filhos, de 10 horas de trabalho por dia, de casa, marido, e outros projetos e por isso escolhi esse tema para o post de hoje.

É POSSÍVEL ESTUDAR DEPOIS DA MATERNIDADE???

garota-estudando-com-bebe-no-colo.png

Em primeiro lugar eu acho que não se deve parar de aprender nunca. Nós nunca temos todo conhecimento sobre algo (e muito menos sobre tudo), por isso é importante manter nosso cérebro sempre ativo, isso vai evitar que você enlouqueça e envelheça mais rápido.  Mas de fato, tem um momento da nossa vida (principalmente da vida da mulher) que se torna necessária muita força de vontade para levar esse projeto em frente.

O maior desafio pra nós é a administração das prioridades e não do tempo… Eu já falei isso, o tempo é igual para todas nós, desde que o mundo é mundo o dia tem 24h e precisamos sair dessa caixinha de dificuldade e pessimismo que nós mesmas nos colocamos. Claro que nossas vidas não são iguais, todas temos que lidar com múltiplos papéis, mas isso é o que somos, somos mães, filhas, empresárias, profissionais, donas de casa, motoristas, psicólogas, estudantes… MULHERES!!

Também não é obrigatório você investir em uma carreira específica, não se estuda apenas para ser alguém importante no universo corporativo. Quando você estuda você cresce, se aperfeiçoa em todas as áreas da sua vida, aprende coisas novas, conhece pessoas e histórias novas, além de dar um excelente exemplo para seus filhos (como você vai explicar aos seus filhos a importância de estudar quando ele souber que você mesma não gosta disso?).

No meu caso eu fiz dois MBA’s e uma Especialização depois da minha primeira gravidez. Claro que isso foi corrido e exigiu de mim muitas noites mal dormidas estudando depois que a casa toda estava adormecida, leituras ao fundo de canções da galinha pintadinha, e pesquisas realizadas entre uma mamada e outra. Agora estou iniciando um projeto audacioso de mestrado (projeto ainda embrionário, mas que já esta me dando trabalho hehehe), para dar esse passo eu precisei das mesmas coisas que foram fundamentais nos cursos anteriores.

  • CORAGEM
  • DETERMINAÇÃO
  • APOIO DA MINHA FAMÍLIA

Sem essas coisas eu não teria conseguido, mas não acho que você precise de mais do que isso. Esses são os fatores capazes de te ajudar a vencer as limitações.

Eu tenho um maridão maravilhoso que sempre me apoiou e se responsabilizou pelos meninos nos meus dias de aula. Sempre escolhi cursos que eu pudesse cursar em horários alternativos como a noite ou nos sábados e sou uma pessoa organizada o que ajudou a administrar esses compromissos todos. Mas acho que o principal nesse caso é acreditar que é possível. Claro que em alguns dias eu pensei que era loucura e sim, eu também pensei em desistir, mas quando isso acontecia eu sentava, respirava, me acalmava e relembrava dos meus objetivos e de como aquilo seria bom pra mim.

 Quem vai ficar com meus filhos? Que horas eu vou estudar? E se eu tiver dificuldades de aprendizado? Como eu vou pagar o curso? E que horas eu vou fazer as coisas da casa ou da família? Será que eu vou aguentar essa rotina?  Perguntas como essas são limitadores que tentam te convencer a desistir antes mesmo de começar. Não se deixe vencer por elas. Todas possuem respostas viáveis seja qual for o cenário da sua vida!

Sim, sim… é possível estudar depois da maternidade, depois dos 40, depois dos 50, depois de 30 anos… é possível aprender há qualquer tempo, basta você querer isso! Dificuldades sempre existirão, mas precisamos sempre ter em mente que somos super mulheres (ou super homens porque já estou ligada que não escrevo só para mulheres heheheheh). Se é possível para mim é possível para você!

Se você curtiu esse texto, não deixe de compartilhar e de nos seguir! 🙂 

http://sobresersupermulher.com

Anúncios

5 comentários em “É possível estudar depois da maternidade?

  1. UAU!!! Eu acabo de concluir um mestrado (que iniciei durante a minha primeira gravidez) e sei do tamanho da dedicação que estudar formalmente requer. Como você, eu também sou apaixonada pelo aprendizado, da maneira que seja, e discordo de quem pensa que a maternidade possa ser um empecilho. Parabéns por inspirar mais mulheres no mesmo caminho!

    Abraços,

    Thaís

    PS. Se quiser saber mais sobre o que eu penso a respeito deste tópico, me procure aqui: https://thaisbrulinger.com 😉

    Curtir

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s