Maternidade

Gestão de Tempo: Como eu organizo a rotina dos meus filhos

Decidi iniciar essa semana uma série de posts com minhas experiências para administrar minha vida mega corrida e ocupada. Como todas sabem eu trabalho (período integral), estudo, dou aula, tenho dois filhos, um marido, tenho compromissos com a igreja, com o blog, etc…etc…etc…  A única forma de garantir que nada (ou pelo menos quase nada) fique prejudicado, é criar uma boa rotina e ter disciplina na organização dela e cumprimento dela.

Vou falar em outro post sobre como eu administro minha agenda, mas este em especial, será para falar como eu estou criando esse mesmo hábito nos meus filhos.

Eu sempre fui relativamente organizada, depois da maternidade  eu passei a pegar mais leve com algumas regras mas, criança precisa de rotina, de hábito! Se você não construir nos seus filhos o aprendizado sobre a importância de ser organizado, cumprir com seus compromisso, aprender a esperar a hora certa de cada coisa, então, no futuro, eles não conseguirão  administrar essas situações. Além disso, criança não pode fazer o que quer na hora que quer. Quem decide as regras da casa são os pais!

Desde o inicio do ano eu decidi começar a trabalhar o planejamento diário com meus pequenos. Isso foi importante mesmo eles sendo novinhos porque eles são bem ansiosos e cheios de energia (rs) e precisam acompanhar junto comigo o planejamento que os envolve. Essa decisão ajuda inclusive a deixar mais claro para eles o compromisso que devem ter com suas atividades.

A Laurinha tem uma participação maior nesse quadro porque já consegue entender melhor essas regras, o Miguelzinho por enquanto ainda não tem nenhum rigor, pois é muito novinho e só quer mesmo comer, dormir e brincar rsrsrs.

Eu pensei inicialmente em fazer um quadro diário (manhã/tarde/noite). Esse modelo é excelente para criar rotina na sua casa e estabelecer pequenas regras que as crianças precisam (horário de brincar, estudar, TV, etc.).  Você pode montar de acordo com sua realidade e só precisa definir as regras a serem seguidas (como no modelo abaixo).

atividades anna

Embora seja um modelo bem interessante, não funcionou para mim porque eu não fico em casa durante o dia e não consegui impor e garantir o cumprimento das regras sem estar lá para monitorar (se você tem esse privilégio, essa pode ser uma boa opção).

Mudei então para o modelo mensal onde eu indico as atividades de cada dia e ao final do dia, ela vai marcando na agenda (que fica colada no armário dela) os dias que acabam. Isso permite que ela acompanhe o desenrolar da semana e ajuda no entendimento de situações como a ausência dos pais (ela sabe que naqueles dias mamãe e papai precisam ir trabalhar), compromissos específicos (no caso da Laurinha, ela faz natação e monitora na agenda se é dia de natação ou não), dias de médico, etc.

blog

O que eu faço é salvar um calendário (que peguei na internet) e colocar nos dias certos já as imagens que façam ela entender o compromisso (Eu uso imagens porque a Laurinha ainda não sabe ler e quero que ela possa monitorar sua agenda sozinha). Além disso, eu imprimo uma folha com imagens e deixo de reserva. Caso alguma atividade mude eu recorto a figura e colo com ela.

WhatsApp Image 2017-05-17 at 10.32.28

Priorizo acompanhar o calendário com ela todos os dias seja de manhã, para ela saber em que dia estamos ou pela noite para ela saber que dia está acabando, mas, quando não consigo fazer isso em nenhum horário no dia seguinte nós marcamos o que passou… aos poucos, ela precisa cada vez menos de mim para acompanhar o dia a dia.

Tanto o calendário, quanto as imagens eu peguei na internet, mas, se você desejar o template das duas coisas me deixa uma mensagem com seu e-mail que eu envio. De qualquer forma, tem uma infinidade de modelos disponíveis na rede… olhem esses que legais:

As vezes eu vejo mamães justificarem que “não é tão fácil assim”. De fato não é mesmo. Só funciona para mim porque eu aplico a regra da organização na minha vida como um hábito. Mesmo assim, as vezes alguma coisa sai do trilho e eu preciso retomar o percurso. Mas, se da certo para mim, pode acreditar que também dá para você!

E você? Como cria as rotinas da sua casa?

Se você curtiu esse texto, não deixe de compartilhar e de nos seguir! 🙂 

http://sobresersupermulher.com

Anúncios

3 comentários em “Gestão de Tempo: Como eu organizo a rotina dos meus filhos

  1. Muito bom Renatinha!!! Amei❤️
    Faço minhas regras mas só na fala, já fiz isso quando Júlia (05) era bebê, hoje com Benjamim (02)fica mais na voz. Rsrsrs
    Vou retomar isso para que ela possa se organizar e por ser uma criança muito ansiosa ela precisa que eu retome essas regras por escrito para que possa ser visto.
    Obrigada, estava precisando de um empurrãozinho!!!☺😘

    Curtir

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s