Casamento · Ser mulher

Deixe de ser um Depreciador, seja um Ajudador!

-Amiga, eu perdi 5 kg

-Nem da pra notar.

Fiz um bolo para você

– Eu não como bolo.

– Amor, cortei o cabelo

– Nem percebi, pra mim está a mesma coisa

– Pai, tirei 8,0 em matemática

– Poderia ter tirado 10,0

Estou pronta.

– Você vai com essa roupa???

Finalmente terminei aquele livro

-Demorou hem?

Quem nunca ouviu frases assim que se manifeste (lembrando que as frases acima são puramente ilustrativas, qualquer semelhança é mera coincidência rs).

Esses comentários geralmente não vem de estranhos, são os nossos que quase que naturalmente, sem perceber, estão sempre disponíveis a falar o que não precisava ser dito trazendo desanimo e tristeza a quem ouve. Estamos em um mundo onde a depreciação tornou-se quase que natural, e geralmente, vem travestida das tais “críticas construtivas”.

download (3)

Mas Renata, então você quer que eu minta?  Não… ai vai uma novidade, se você não pode dizer algo de bom, então não diga nada!! Isso mesmo, uma dica de graça (mas que vale ouro), se você não é capaz de dizer nada de bom, de positivo e de amável para a outra pessoa, então pelo amor de Jesus: CALE-SE!!

A resposta correta seria:

– Parabéns amiga, se você continuar firme vai atingir seu objetivo;

– Obrigada pelo carinho, eu amei a intenção;

-Seu cabelo está sempre lindo querida;

– Parabéns filho, agora vamos nos esforçar para chegar no 10,0 juntos, eu vou te ajudar;

– Amor, porque você não coloca aquele tubinho preto? Você fica linda nele!

– Que bom, parabéns!

Ou simplesmente, fica calada(o) e acena com a cabeça rs.

E tem mais uma coisa… se não te fizeram uma pergunta, tenha cuidado com as respostas, nem toda opinião é construtiva e muitas vezes a consequência de apresenta-la não é positiva. Alguém uma vez disse “Podem esquecer o que você disse, mas eles nunca esquecerão como você as fez sentir”. Não existe uma forma mais eficaz de destruir uma pessoa do que as constantes palavras de reprovação.

Existe um jeito de você corrigir, aconselhar ou dar um feedback  sem magoar, sem ferir, motivando o outro inclusive. É possível contribuir com a melhoria da vida, do trabalho, dos relacionamentos, mas com certeza não vem junto da depreciação. A depreciação não motiva e não transforma atitudes!

O reprovador, o depreciador, o crítico, sempre se defende alegando que só quer ajudar, sempre justifica suas atitudes com suas “boas intenções” mas na verdade, só o que faz é espalhar desanimo e insatisfação. Geralmente são pessoas que precisam se sentir melhores que os outros e por isso depreciam as atitudes e resultados alheios, ou ainda, pessoas que se acham melhores e mais experientes e mesmo sem que ninguém peça querem expressar sua opinião.

Sei que as vezes os feedbacks podem ser duros, afinal, as vezes as verdades são duras. Mas não tome como imaturo ou dramático aquele que se entristece com seu comentário. Possivelmente você não soube comentar.

Então para você que é assim fica a dica:

Vamos aprender a elogiar mais, a transmitir mais ânimo e apoio, e menos reprovação, menos crítica, menos ofensas. Se você não tem nada de bom para dizer, cale-se!  Vamos nos esforçar para deixar a pessoa que está ao nosso lado feliz e não o contrário. Vamos deixar de ser depreciadores e começar a ser ajudadores!!!

“Todos tropeçamos de muitas maneiras. Se alguém não tropeça no falar, tal homem é perfeito, sendo também capaz de dominar todo o seu corpo. Tiago 3:2”.

 “Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, e sim unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade, e, assim, transmita graça aos que ouvem. Efésios 4.29”.

E lembre-se… a boca fala aquilo que o coração está transbordando (Leia: Afinal, do que está cheio o seu coração?)

Se você curtiu esse texto, não deixe de compartilhar e de nos seguir! 🙂 

http://sobresersupermulher.com

Anúncios

4 comentários em “Deixe de ser um Depreciador, seja um Ajudador!

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s