Dicas · Maternidade

A importância do Dia da Família

Algumas meninas tem pedido pra eu falar um pouco mais sobre o meu “Dia da Família”. Eu infelizmente não me sinto apta para dar as dicas de passeios e atividades que me pediram (pra falar a verdade vivo buscando ajuda com isso). Mas, vou dizer mais ou menos como eu faço e os canais que utilizo e vocês podem contribuir dando dicas aqui nos comentários ou no face como já tem feito.

Lá em casa existe o “dia da família” que é todos os sábados (de vez em quando acontece de eu ou o Rubem precisarmos fazer alguma coisa pessoal ou profissional nesse dia, mas evitamos ao máximo, e se precisamos estudar ou trabalhar sempre separamos um pequeno horário para essa negociação). A Laurinha já incorporou na rotina dela, tanto que, vai chegando o final de semana e ela vai perguntando todos os dias em que dia estamos (rs).

O dia da família é o dia em que estamos juntos, pensamos na atividade a ser feita com foco em atender toda a família (mas principalmente os filhos), saímos juntos, fazemos todas as refeições juntos, enfim. Ensinamos aos nossos filhos que para nós, é importante estarmos juntos. Claro que, ao longo da semana temos momentos juntos (menos do que gostaríamos, mas não há dor por isso), mas o dia da família tem uma áurea diferente para todos nós.

Tanto eu como o Rubem entendemos que esse dia é meio que intocável porque é o momento em que mais nos dedicamos integralmente aos nossos filhos com atividades que preferenciam eles. Neste sábado fomos ao Parque da Cidade para um piquenique e eles amaram… olhem ai as fotos:

Sobre os canais:

Eu consulto sempre o site http://www.pequenopolisba.com.br/ (que super indico), você pode também curtir a página do facebook deles. O canal te ajudará a ficar por dentro de todos os eventos, pagos ou gratuitos que destinam-se a diferentes faixas etárias mas sempre tem alguma coisa dentro da sua possibilidade. Um outro lugar que eles amam são os parques fechados dos shoppings (Tipo Game Station ou Playland) que é uma excelente opção quando está chovendo. Existem outras opções de parques e praças em Salvador (não muitas), mas você pode buscar no site que indiquei os dias em que haverá algum tipo de programação neles.

Se por algum motivo nós não vamos sair durante o dia (geralmente porque temos alguma programação na noite), então vamos no parquinho, conversamos, brincamos em casa, o importante é estarmos juntos!

É fato que, nos dias atuais, temos desejado que as horas passem mais devagar (eu tenho quase certeza que meu dia não tem mais 24h… aconteceu alguma coisa com esse relógio). Andamos tão atarefados com demandas pessoais e profissionais que não parece haver possibilidade de atender a todas as expectativas que envolvem a criação de filhos ou a continuidade de uma família, mas, não é possível garantir sucesso neste projeto, se não há dedicação a ele!

Eu não estou dizendo que é fácil trabalhar o dia todo, e ainda ter tempo para filhos, marido, beleza, estudos, etc…etc…etc… mas lembrem-se de que aqui não defendemos o argumento de que a mulher tem que ser “mulher maravilha”, defendemos o direito de sermos felizes com nossas decisões, mas nossas decisões não podem, de maneira nenhuma, prejudicar a existência de nossa família. Se você não tem um tempo para sua família, viverá o conflito de se realizar como profissional ou mulher em detrimento total da sua família.

Se você comunga comigo da premissa de que sua família é seu maior patrimônio, precisa entender que não pode deixar a dedicação a este projeto para depois! Não caia nessa conversa de que não importa a quantidade de tempo e sim a qualidade (frase muito defendida por quem dedica pouco tempo para a família), não há como haver qualidade de tempo se não houver tempo! De fato, ele não precisa ser grande, mas não pode ser o que sobra do seu dia ou da sua semana.

Não importa a idade de seus filhos (porque mesmo adolescentes e jovens, permanecem sendo seus filhos e você permanece ensinando a eles o que influenciará toda a história de vida deles). Também não adianta nada tentar compensar a falta de tempo e atenção com presentes, dinheiro ou passeios caros. Tudo isso perderá o sentido, só o que vai contar no final, serão os momentos que você passou em família, as lições de união e unidade que você deu aos seus filhos, as memórias dos momentos juntos, as lembranças de cada riso, de cada ensinamento, de cada gesto.

Pode ser um dia juntos em casa apenas assistindo desenhos, um jogo de tabuleiro desfrutado juntos, a leitura de um livro, um projeto manual, um passeio, enfim… Existem muitas possibilidades, mas precisa haver constância das suas ações. Não é quando der tempo, é com continuidade!

Se eu te perguntar porque você não tem um “Dia da Família” não pense em uma desculpa (Da mais trabalho inventar desculpas do que agir!). Pare de inventar desculpas para a falta de tempo dedicado a sua família. Mesmo que você mãe, passe a semana inteira ao lado de seus filhos, não é disso que estou falando, mas do momento na agenda em que vocês dedicam-se uns aos outros.  Nesse dia, dedique-se com toda atenção e vontade para que todos tenham o mesmo comprometimento. E apague definitivamente do seu vocabulário a  expressão “eu não tive tempo”. Entenda que o problema não é a falta de tempo e, sim, a falta de priorização, de foco na sua família. Lembre-se de que a super mulher não é procrastinadora!

Leia também:  http://sobresersupermulher.blogspot.com.br/2016/07/voce-e-procrastinadora-nao-deixe-para.html)

E ai, Qual é o seu DIA DA FAMÍLIA???


“Se falta de tempo realmente fosse uma justificativa para não realizar seus projetos, somente os desocupados teriam sucesso”. Flávio Augusto


Se você curtiu esse texto, não deixe de compartilhar e de nos seguir! 🙂 


Anúncios

2 comentários em “A importância do Dia da Família

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s